FAQ

Quanto tempo dura uma boa aula de inglês? 

O tempo de duração de aula é uma das nossas perguntas frequentes. Nossas aulas foram pensadas para durar o tempo suficiente para ter a interação necessária para os alunos produzirem e se relacionar com a língua de maneira produtiva. Nossas aulas contém atividades empolgantes e relevantes, o que gera o aprendizado significativo

Cada faixa etária exige que tenhamos técnicas e dinâmicas que vão colocar as crianças em movimento e resultam na interação e na fala. Geralmente uma aula é divida em 5 momentos:

  1. Warm up: saber um pouco mais sobre a semana dos nossos alunos e iniciar a aula. Falamos sobre feelings, idéias, acontecimentos entre outras coisas.  
  2. Game: Algo que vai fazer a criança pensar de forma divertida e utilizar a língua inglesa que já possui.
  3. Atividade: Pode variar muito, um livro, uma história, uma música, algo para trazer a criança para o tema a ser desenvolvido. Aqui pode ter mais do que uma atividade.
  4. Hands on: Hora da criança trabalhar, se mover, brincar, sempre utilizando a língua inglesa. Aqui pode ter mais do que uma atividade, jogo, brincadeira, música, vídeo, etc...
  5. Wrap up: Hora de verificar se os objetivos foram cumpridos, levar a criança a refletir sobre o aprendizado de forma bem lúdica e divertida.  

Qual abordagem pedagógica utilizada na 4Little?

Content and Language Integrated Learning. Essa abordagem pedagógica, que integra ensino de conteúdo curriculares e ensino de uma língua adicional, tem como quatro pilares chamados de "4 C's": Conteúdo, Comunicação, Cognição e Cultura. 

Uma das modalidade do CLIL, denominada Soft CLIL, se baseia no ensino de um idioma utilizando conteúdos de um plano de ensino de matérias de escolas regulares. Em outras palavras, é o ensino da língua inglesa tendo como respaldo conteúdos de, por exemplo, História ou Geografia. Os objetivos linguísticos são mais fortes na modalidade Soft CLIL em comparação à modalidade Hard CLIL, que tem como objetivo final o conteúdo curricular em si.

Nas aulas da 4Little, as vantagens possibilitadas pela modalidade Soft CLIL são muitas. Uma delas consiste em um dos 4 pilares do CLIL - "Communication" -, que permite que os alunos se comuniquem e coloquem em prática de maneira natural e espontânea os vocabulários e estruturas gramaticais apresentados pelo conteúdo em questão. Além disso, as possibilidades de investigação de assuntos novos aumentam, o que instiga e aumenta o interesse dos alunos. Esse aspecto consiste, também, em outro pilar do CLIL - "Content": Ciências, História da Arte, Educação Física… Há uma infinidade de campos a serem explorados, o que enriquece não só as habilidades linguísticas dos alunos, como também o conhecimento de mundo deles, evidenciando outro pilar - "Culture". É muito importante, também, desafiar os nossos alunos, encorajando-os a pensar, refletir, criar hipóteses, solucionar problemas,  utilizando a língua adicional. Nesse momento, temos o quarto pilar do CLIL sendo posto em prática - "Cognition".

Vocês também dão aulas online? Elas funcionam?

Desde a epidemia do Covid-19, a 4Little se adaptou para o ensino remoto, além do presencial.

Estivemos concentrados em fazer as melhores aulas que se possa imaginar! O esforço da equipe em transformar técnicas e encontrar materiais para as mais diversas idades foi impressionante. Nas nossas aulas online buscamos jogos, atividades, brincadeiras, músicas e os mais diversos materiais para manter o aprendizado significativo. 

Um dos benefícios de ter aulas online é a proximidade com a rotina da criança, já que criamos um ambiente de aprendizagem mais confortável e tranquila e a criança precisa desse ambiente seguro para falar inglês naturalmente. Eles criam novas habilidades em lidar com a tecnologia e desenvolvem autonomia em lidar com a professora que está longe, porém tão perto. 

A imaginação é parte fundamental no processo das aulas online, utilizamos vários espaços da casa e isso leva a criança a olhar seu ambiente de diversas maneiras, em uma aula o sofá da sala vira um castelo, depois já é um navio a navegar. 

As aulas são desenvolvidas com tanto carinho e cada dia temos uma surpresa, aprendemos tanto com os pequenos que nosso trabalho fica muito mais fácil quando construímos a aprendizagem com eles.

Como realizo o cancelamento de aulas?

Pedimos que todos os cancelamentos de aula sejam feitos, no máximo, 24 horas antes do horário da aula pelo WhatsApp da Coordenação - (11)980418888.

Tenho dúvidas em relação a pagamento. Com quem posso falar?

Pedimos que todas as questões relacionadas ao financeiro sejam esclarecidas pelo WhatsApp da Administração - (11)984818888 ou pelo email contato@4little.com.br.

Precisei cancelar uma aula. Tenho direito a reposição?

Sim. Aulas canceladas com 24 horas de antecedência serão remarcadas de acordo com a disponibilidade de agenda do aluno e da educadora.

Cancelei uma aula com menos de 24 horas de antecedência. Tenho direito a reposição?

Não. Aulas canceladas com menos de 24 horas de antecedência serão consideradas aulas dadas.

Precisei cancelar mais de uma aula durante o mês. Tenho direito a repor todas elas?

Não. Limitamos o número de reposições a 1 por mês, mesmo que tenham sido canceladas 2 ou mais aulas.

A educadora cancelou a aula, mas faço questão de ter a aula no horário marcado. Não me importo de ser outra educadora. Como proceder?

Se não houver objeções à aula ser dada por uma outra educadora, prontamente verificamos a agenda de todas as educadoras e a aula será dada por alguma outra educadora disponível, no mesmo dia e horário da aula. Para o caso de aulas presenciais, informaremos o nome da educadora e informações necessárias para possível acesso à vaga de visitante no prédio (placa e modelo do carro).

A educadora cancelou a aula, mas faço questão da aula ser dada por ela mesma. Como proceder?m Ipsum which looks reasonable?

Verificaremos possíveis horários para reposição na agenda da educadora e pediremos que nos enviem horários vagos nas agendas dos alunos para que possamos encaixar um horário vago em comum.

Aulas que caem em dias de feriados são repostas?

Não. Não realizamos reposição de aulas que caem em dias de feriados, tampouco em emendas. Caso seja recorrente a aula cair em dias de feriados ou emendas (por exemplo, muitos feriados caírem na quinta-feira, dia da aula, durante o semestre), analisamos e combinamos reposições para esses dias, limitada a 1 reposição pelo período de um mês.

A escola emenda feriados?

Sim. Quando feriados caem em terças-feiras, as atividades do dia anterior (segunda-feira) são suspensas, e o mesmo se aplica para feriados que caem em quintas-feiras (as atividades do dia seguinte, sexta-feira, também são suspensas). No entanto, quando o feriado cai em quartas-feiras, apenas as atividades do dia do feriado são suspensas e os outros dias da semana seguem com as atividades normalmente.